See you (soon), Budapest




Vou terminar essa série de posts sobre Budapest com a mesma sensação de coração partido que tive quando saí de lá. A capital húngara me abraçou como nenhuma outra cidade, com sua pluralidade e infinidade de experiências diferentes em um mesmo lugar. O mood cosmopolita misturado à história fazem de Budapest uma cidade única. Mesmo!
E claro que as barreiras na língua e o barraco que eu fiz na porta de um bar (passando pelas várias escadas que subi e desci carregando minhas malas) nunca vão me deixar esquecê-la! haha

I was trying to describe Budapest with one word and the only one I can think is: cosmopolita.
There's some reasons why: I saw a belgian restaurant just when I arrived, then italian, a fancy japanese one, american fast food... I also have to admit I ate turkish food once or twice (looks like they're everywhere in Europe. Am I wrong? haha). Most of the people speaks hungarian, I spoke english and portuguese but also heard people speaking spanish_ I walk after them to be sure. There's a cuban club called Bodeguita del Medio, but my friend Ernesto is a big rock fan, so I'm pretty sure he can tell us a good place to listen rock'n roll. Yeah, there's Budapest for everybody!

Now, a quintessential list of things to do in Budapest:
Listinha marota mas essencial de lugares para conhecer em Budapest:

1) Hungarian Parliament | Parlamento Húngaro:
Tem que ir dos dois lados: no lado de Pest, onde ele está de fato, além de admirar a construção linda, dá pra caminhar um pouquinho e ver o memorial "Sapatos às margens do Danúbio", uma homenagem às vítimas assassinadas no rio entre 1944 e 1945, na Segunda Guerra Mundial. Do lado de Buda, a vista completa do Parlamento é tão bonita de dia quando à noite, com a iluminação que ele recebe.



2) Chain Bridge | Ponte da Liberdade:
Já falei sobre a Ponte da Liberdade neste post, mas ela é tão linda que sobraram algumas fotos pra postar aqui. Além do mais, ela está no meio do caminho para alguns pontos imperdíveis como o Castelo de Buda e a Citadella, então é, sim!, parada obrigatória.



Uma pausa aqui porque esta foto foi tirada na entrada do Castelo de Buda (o próximo ponto desta lista) e tem a Chain Bridge ao fundo, mas também o Kilometro zero em destaque. Ele é um ponto de referência e marca as distâncias rodoviárias dentro da Hungria.


3) Buda Castle | Castelo de Buda:
O lugar mais lindo de Budapest que eu não consegui visitar. É que os turistas de primeira viagem não estavam devidamente agasalhados (embora vestissem todas as roupas que tinham na mala) e precisaram interromper a visita na metade, com a promessa de que voltariam. Não deu tempo :( mas só pelo que a gente viu já dá pra dizer que é o mais lindo.
Ps: fãs de Wes Anderson vão reconhecer o funicular (esse bondinho) de Grande Hotel Budapeste. Pensem na minha felicidade ao vê-lo! <3



4) Széchenyi baths:
Fazia menos -6ºC de acordo com o termômetro, com sensação térmica sempre abaixo. Mesmo nas cabines fechadas, foi difícil trocar de roupa e ficar só de maiô por alguns minutos. Nem vou falar sobre o curto trajeto entre a porta e a piscina: esse foi o momento em que eu tinha certeza que morreria de hipotermia. Mas quando você entra na água, meus amigos... 38 maravilhosos graus que não vão te deixar sair de lá tão cedo.
E à noite, na hora de ir embora, você sai do termas e dá de cara com a Praça dos Heróis (última foto) linda e iluminada. Ô sorte!


PLUS! João Pedro tirou fotos lindas de mim em todos os países, mas essas abaixo, no metrô de Budapest são minhas favoritas. Porque eu sou assim: faço caras e bocas, me meto em enrascadas (sempre divertidíssimas!) tenho reações efusivas o tempo todo. E tem coisa melhor do que gente que capta sua essência? Pisa menos, João Pedro <3

If you don't know me in person, that's some things I can tell you in advance:
- My greatest talent is to make several different (and weird) faces and I'm going to use all of them;
- I overreact in a funny way all the time. So, when/if we meet, don't be surprised if I talk out loud or jump over you. I have no intention to make you ashamed, even if I can't avoid it.
So the following pictures are good descriptions of me. Polite & shy!

0 comentários