3 presets no VSCO CAM + dica de como usar

Nesta semana eu postei no stories do Instagram algumas fotos que tirei em pontos turísticos de Belo Horizonte. Apliquei nelas um preset que criei recentemente no VSCO (não sabe do que se trata? Já vou explicar!) que deu outra cara aos clicks e como recebi vários elogios/perguntas sobre a edição, aqui vai um post com 3 dos meus presets + dicas de como usar.

Uma explicação rápida. VSCO é um aplicativo de edição de fotos, disponível para Android e iOS, que tem alguns filtros como os do Instagram, só que muito melhorados, especialmente porque ele também permite editar outros atributos da imagem, como contraste e exposição. Muitos perfis de viagem, de moda e até mesmo fotógrafos têm usado os filtros do VSCO (ou edições similares no Lightroom) que deixa o feed bonitinho e com o mesmo padrão de cores, como estes da Lauren Bullen e da Tezza Barton

lifesthayle-presets-vsco-perfis-no-instagram.jpg

O preset é uma pré-definição, uma série de ajustes que você pode aplicar à várias fotos. Dentro do VSCO, quando você seleciona uma foto previamente editada, é possível copiar essa edição e colar em outras. Assim, se você escolhe um padrão com cores mais frias, todas as fotos vão seguir a mesma linha.

Mas calma que não é tão simples! Se você tem uma foto em uma parede com um graffiti super colorido, outra na praia, em um dia claro de sol e uma terceira à noite, com baixa iluminação, mesmo aplicando o preset igual elas não vão ter as mesmas cores. Então aqui vem a minha dica de como usar os presets: edite as fotos antes em um outro aplicativo ou software. No laptop eu uso o Lightroom e no celular, o Snapseed. Faça primeiro as correções de brilho, contraste, saturação e tente manter o grupo de fotos parecidas (todas mais claras, todas mais escuras, todas com baixa temperatura). Assim, quando você aplicar os presets, a variação não vai ser tão grande.

E, afinal, vamos a eles?

  • FILTRO C8 (meu atual favorito)

Amo os tons quentes da linha C do VSCO CAM. Eles deixam esses traços alaranjados tanto na pele quanto nos cenários e os azuis das imagens ficam mais abertos. Acima, coloquei o estilo de fotos em que gosto mais de usar o filtro C8 (pode salvar ou pinar a imagem para usar sempre!). Abaixo, duas fotos que tirei no Mercado Central de Belo Horizonte e que foram editadas com o C8. Vou usá-las como exemplos com os outros presets, para comparar.

lifesthayle-presets-vsco-filtro-c8.jpg
lifesthayle-mercado-central-queijos-preset-vsco-fitro-c8.jpg
lifesthayle-mercado-central-senhor-preset-vsco-fitro-c8.jpg
  • FILTRO l2

O L2 do VSCO CAM é mais azulado, dá pra perceber isso logo ao escolher o filtro. Combinado com uma iluminação mais baixa(que eu criei aí com a exposição e o contraste negativos), essas cores frias criam um padrão bem bonito, que não deixa de valorizar elementos como o mar, o céu azul  e a vegetação. Nas fotos acima, eu finalizaria aumentando um pouquinho a saturação, mas em geral esse preset funciona bem como base. Abaixo, o Mercado novamente:

lifesthayle-presets-vsco-filtro-l2.jpg
lifesthayle-mercado-central-queijos-preset-vsco-fitro-l2.jpg
lifesthayle-mercado-central-senhor-preset-vsco-fitro-l2.jpg
  • FILTRO A5

Dos presets que eu coloquei aqui, o filtro A5 é provavelmente o mais claro, mas eu fiz exatamente o contrário: reduzi a exposição e os realces para ter uma edição mais escura_ que, aliás, é o padrão que estou usando no meu feed do Instagram agora, já viu? Acho esse preset bem a cara do outono/inverno e ele fica lindo com fotos que são naturalmente mais alaranjadas, como o pôr do sol. E olha como as fotos do Mercado ficaram interessantes também:

lifesthayle-presets-vsco-filtro-a5.jpg
lifesthayle-mercado-central-queijos-preset-vsco-fitro-a5.jpg
lifesthayle-mercado-central-senhor-preset-vsco-fitro-a5.jpg

Edit¹: eu ainda coloco mais um pouquinho de fade/esmaecimento depois da edição (às vezes no próprio Instagram) porque eu amo esse efeito meio embaçado que deixa a foto com ar vintage.

Edit²: mais legal do que aplicar o preset é ir modificando até as configurações ficarem ao seu gosto. Foi exatamente assim que encontrei o meu estilo_ e vira e mexe ainda me inspiro em outros fotógrafos pra criar presets novos.

Depois de editar, é só colocar no UNUM para organizar o feed (e sei que várias pessoas vão perguntar "UNUM?", então talvez eu faça um post sobre ele também. Será? Deixe aqui nos comentários se você já conhece/quer conhecer).