Polônia | Chorzępowo + Szamotuły

Joguei “Chorgępowo” no Google e recebi um ‘Exibindo resultados para Jorge Paulo’ simplesmente porque não haviam resultados para “Chorgępowo”. Assustada, eu pensei: “gente, será que eu visitei um lugar que nem está no mapa???”. haha
Na verdade eu cometi um erro na grafia, mas quando acertei e encontrei na Wikipédia as informações sobre CHORZEPOWO, outro choque: a população da vila é de 91 pessoas!
Não é de se admirar, então, que a moça da vendinha tenha me pedido para tirar meus óculos de sol porque ela queria ver como eram os olhos de uma brasileira. Eu não entendi nada, mas segundo o Łukasz, ela disse que eu sou bonita. Dziękuję! (pelo menos obrigada eu sei falar)

lifesthayle-polonia-chorzepowo-placek-po-wegiersku.JPG
lifesthayle-polonia-chorzepowo-chlodnik.JPG

OBERŻA NAD WARTA (Taverna no Rio Warta)

Eu ia começar o post dizendo que uma das comidas mais incríveis que comi na Polônia foi em um restaurante que DE FATO não está no mapa. Guess what? Ele está_ inclusive se você for no Google Maps e buscar Chorzępowo, dá pra ‘caminhar’ pela rua em frente à ele. A Taberna é um lugar bem bonitinho, inclusive, com mesas externas voltadas para um imenso jardim. Nas fotos acima, os pratos (dos Deuses!) que provei lá: à direita, Placek Po Węgiersku, uma panqueca de batatas frita com recheio de carne de porco e molho branco; e o Chłodnik, uma das sopas mais famosas da culinária polonesa, feita com beterraba e servida fria, com ovos cozidos. #vouconfessarque não sou grande fã de beterraba, então não é minha favorita, mas vale experimentar.

Por que eu fui para Chorzępowo? Na verdade a parada lá foi só mesmo para almoçar entre as visitas à outros vilarejos e cidades como…

SZAMOTUŁY

No caminho de Poznań até esta região eu vi muitas, muitas plantações de milho e trigo. Adivinha quem parei em uma delas para fotografar?

lifesthayle-polonia-szamotuly-plantacao.JPG
lifesthayle-polonia-szamotuly-plantacao-trigo.JPG
lifesthayle-polonia-szamotuly-lukasz-jerzmanowski.JPG

Queria acrescentar que: 1) o body lindo é da Livre e Leve; 2) O Łukasz tá aí, todo posudo com a câmera, mas na verdade ele tinha esquecido de carregar a bateria e só percebeu quando tentou ligar haha

Szamotuły é uma cidade maior, com cerca de 11 mil habitantes, mas com uma imensa região de matas e fazendas ao redor. Andando um pouco mais por ali, chegamos ao Rio Warta, o terceiro maior da Polônia, e tão bonita quanto ele é a vegetação ao redor, que no verão estava bem verdinha e com muitas flores. Consegui, inclusive, encontrar alguns girassóis.

lifesthayle-wielkopolska-warta-river.JPG
lifesthayle-wielkopolska-warta-river-thayanna-sena.JPG
lifesthayle-wielkopolska.JPG
lifesthayle-wielkopolska-sunflowers.JPG
lifesthayle-wielkopolska-jezioro-lawickie.JPG

Chorzępowo e Szamotuły estão na região da Wielkopolska (Grande Polônia). Ao contrário da capital Poznań, estas cidades/vilarejos não são turísticos e este é um dos motivos que me faz sentir ainda mais feliz por tê-las conhecido. A parcela mais velha dos poloneses não falam inglês e, como eu imaginava, o idioma acabou sendo uma barreira. Ainda assim eles se mostraram simpáticos e receptivos o tempo todo, o que me faz dizer que, SIM, eu voltarei lá se tiver oportunidade. A ideia de um domingo tranquilo, cercado por natureza, mas com cerveja e comida boa casa perfeitamente com esta região da Polônia!